Fiscais de Rondônia flagram transporte irregular de carne bovina oriunda de MT.mp3 |
Foto da manchete: Indea-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Fiscais do Indea destinaram uma carga de 38 peças de carcaças de carne bovina imprópria para consumo para condenação total, por não possuir condições sanitárias adequadas.
A mercadoria tinha saído de Mato Grosso para entrar de forma irregular no estado de Rondônia.
A carga tinha saído de um frigorífico em Juína e seguia para Porto Velho, em Rondônia. Contudo, fiscais da Defesa Agropecuária de Rondônia interceptaram o caminhão.
Foram checadas duas irregularidades: a carga que estava no documento não correspondia à transportada e só poderia ser comercializada dentro do Estado de Mato Grosso, pois tem apenas inspeção estadual e não a federal.
Além disso, a nota fiscal informava que estavam sendo transportados 308 sacos de 23 quilos cada um de produto não comestível de gordura congelada de bovinos.
No entanto, quando os fiscais verificaram a carga, tratava-se de miúdos bovinos e carcaça de 17 peças de ponta de agulha, 10 peças quarto dianteiro e 11 peças quarto traseiro.
Os fiscais de Rondônia fizeram retorno à origem, comunicando ao Indea.
Quando o caminhão chegou em Juína, os fiscais do Indea fizeram a inspeção nos produtos transportados e constataram alterações sensoriais na carne resfriada.
Conforme o parecer técnico, as carcaças não poderiam ser consumidas e foram para graxaria do frigorífico para destruição.
Quanto aos miúdos, como não foi verificada qualquer alteração e estavam embalados de forma apropriada, foram liberados para o consumo.
O Indea está investigando administrativamente a ocorrência para apuração dos possíveis responsáveis.