Fiscais de Rondônia flagram transporte irregular de carne bovina oriunda de MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Indea-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Fiscais do Indea destinaram uma carga de 38 peças de carcaças de carne bovina imprópria para consumo para condenação total, por não possuir condições sanitárias adequadas.

A mercadoria tinha saído de Mato Grosso para entrar de forma irregular no estado de Rondônia.

A carga tinha saído de um frigorífico em Juína e seguia para Porto Velho, em Rondônia. Contudo, fiscais da Defesa Agropecuária de Rondônia interceptaram o caminhão.

Foram checadas duas irregularidades: a carga que estava no documento não correspondia à transportada e só poderia ser comercializada dentro do Estado de Mato Grosso, pois tem apenas inspeção estadual e não a federal.

Além disso, a nota fiscal informava que estavam sendo transportados 308 sacos de 23 quilos cada um de produto não comestível de gordura congelada de bovinos.

No entanto, quando os fiscais verificaram a carga, tratava-se de miúdos bovinos e carcaça de 17 peças de ponta de agulha, 10 peças quarto dianteiro e 11 peças quarto traseiro.

Os fiscais de Rondônia fizeram retorno à origem, comunicando ao Indea.

Quando o caminhão chegou em Juína, os fiscais do Indea fizeram a inspeção nos produtos transportados e constataram alterações sensoriais na carne resfriada.

Conforme o parecer técnico, as carcaças não poderiam ser consumidas e foram para graxaria do frigorífico para destruição.

Quanto aos miúdos, como não foi verificada qualquer alteração e estavam embalados de forma apropriada, foram liberados para o consumo.

O Indea está investigando administrativamente a ocorrência para apuração dos possíveis responsáveis.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.