Fiocruz lança carta a presidenciáveis por compromisso com a saúde

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcello Casal | Agência Brasil 

 

Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz divulgou, nesta terça-feira (23), um documento que visa contribuir para o debate eleitoral. É a carta aos candidatos à Presidência da República e à sociedade.

Com o título "Desenvolvimento Sustentável com Equidade, Saúde e Democracia", o texto traz dez diretrizes que sintetizam um conjunto de propostas para campos diretamente relacionados à saúde dos brasileiros e ao desenvolvimento do país. A carta será encaminhada aos coordenadores de campanha de todos os candidatos à sucessão presidencial.

O documento chama a atenção para a necessidade de aumento progressivo do investimento público em saúde e em ciência, tecnologia e inovação. Também alerta para a revogação das regras fiscais que restringem o bem-estar, a ciência e educação, assim como a necessidade de medidas de combate à fome e a pobreza extrema.

Noutro ponto, a Fiocruz diz que é preciso aumentar os investimentos para superar a vulnerabilidade econômica do Sistema Único de Saúde.

As diretrizes contemplam ainda a defesa de uma ação integrada para o enfrentamento da emergência climática e ambiental.

A carta da Fundação Oswaldo Cruz é resultado de debate e contribuição dos conselhos deliberativos da instituição e soma-se ao momento democrático que busca saídas para o país na construção de políticas públicas.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.