"Fila Zero na Cirurgia" tem 240 mil procedimentos eletivos aprovados e em execução

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O programa "Fila Zero na Cirurgia", da Secretaria de Estado de Saúde, já tem 240 mil procedimentos eletivos aprovados e em execução em Mato Grosso.

O objetivo da ação é acelerar o atendimento hospitalar e ambulatorial dos pacientes que aguardam um agendamento.

Até o momento, já foram investidos cerca 194 milhões de reais nesta iniciativa.

O programa foi lançado em abril deste ano, em substituição ao programa Mais MT Cirurgias.

A atual gestão estima um investimento de aproximadamente 200 milhões até o final do programa, que tem a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Até o momento, 24 municípios e sete consórcios aderiram ao programa. Juntos, eles devem executar mais de 240 mil procedimentos eletivos, entre cirurgias, consultas e exames.

Integram o programa municípios como Primavera do Leste, Cuiabá, Campo Verde, Barra do Garças, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Água Boa, Várzea Grande, Diamantino, Juína, Arenápolis, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis e Peixoto de Azevedo.

Também participam os Consórcio Intermunicipais de Saúde da Região Vale do Guaporé, da Região Garça/Araguaia, do Sul de Mato Grosso, do Oeste de Mato Grosso, do Vale do Arinos e da Região de Alto Tapajós.

Juntos, os consórcios reúnem outros 58 municípios. 

No programa Fila Zero são oferecidos 277 tipos de procedimentos de média complexidade e 135 tipos de procedimentos de alta complexidade.

Entre as cirurgias que são contempladas pelo programa, estão: cirurgias gerais, cardiovasculares, ortopédicas, urológicas, neurológicas, ginecológicas e oftalmológicas.