Fila de espera por cirurgias eletivas tem aproximadamente 24 mil pessoas esperando

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

A suspensão das cirurgias eletivas em Mato Grosso por causa da pandemia de covid-19, provocou um acúmulo de aproximadamente 24 mil pacientes à espera por algum tipo de procedimento cirúrgico no Estado no ano passado.

 

As cirurgias eletivas foram retomadas de forma gradativa em Cuiabá, em outubro, e, até o último dia 23 de dezembro, mil 120 tinham passado por um centro cirúrgico.

 

Das unidades hospitalares da capital que realizam cirurgias, o São Benedito é o único que ainda não retomou as atividades nesse segmento, já que atende pacientes com covid-19.

 

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, existem 23 mil 801 pessoas na fila da Central de Regulação aguardando por algum tipo de cirurgia eletiva.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, as operações estão sendo realizadas aos poucos, com o objetivo de não deixar a fila parada e também garantir a segurança clínica dos pacientes.

 

Os hospitais Municipal de Cuiabá, Santa Helena e Geral já retomaram os procedimentos eletivos desde 1º de outubro do ano passado.

 

A Secretaria de Saúde da capital prevê a redução da fila de cirurgias eletivas em 2021.

 

Nesse sentido, deve acontecer nos próximos dias uma reunião entre a equipe da Secretaria de Saúde com técnicos da Central de Regulação para definir uma nova estratégia para acelerar a realização de cirurgias eletivas.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.