Feminicídios aumentam em março e acendem alerta em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Rodrigo Viana/Senado Federal

Por Maíra Matos – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio: Maíra Matos

O mês de março, marcado por ações do Dia Internacional da Mulher, terminou com aumento nos casos de feminicídio em Mato Grosso. Dados do Ministério Público de Mato Grosso apontam que foram registradas seis mortes no período, número superior aos meses anteriores e também ao mesmo mês de 2025. No acumulado de 2026, o estado já soma dez casos.

Os crimes ocorreram em municípios como Cuiabá, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. A maioria aconteceu dentro de residências e resultou em 14 crianças órfãs. Em grande parte dos casos, foram utilizadas armas brancas, além de registros com arma de fogo e atropelamento.

Outro dado relevante é que, em nove dos dez casos deste ano, as vítimas não haviam solicitado medidas protetivas. Segundo o Ministério Público, essas medidas são fundamentais para afastar o agressor e garantir a segurança das mulheres, que também podem contar com apoio de políticas públicas e serviços como o Sistema Único de Saúde.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima