02 Fávaro diz que missão é importante para possível abertura do mercado japonês de carne bovina brasileira.mp3 |
Foto da manchete: Ministério da Agricultura
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, integra a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao país asiático.
Nesta segunda-feira, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária participou de uma reunião com a Japan Meat Trade Association, em Tóquio.
O encontro faz parte da agenda oficial da missão presidencial ao Japão, que busca fortalecer as relações comerciais e ampliar oportunidades para o agronegócio brasileiro.
A Japan Meat Trade Association, que representa todos os importadores japoneses de proteínas, esteve presente na reunião realizada na sede do Banco do Brasil no Japão.
O encontro contou com a participação do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes e de mais de 20 associados.
O objetivo principal foi discutir uma parceria comercial entre os dois países e os avanços necessários para a possível abertura do mercado japonês de carne bovina brasileira.
Depois do encontro, Carlos Fávaro afirmou que espera que as autoridades japonesas anunciem uma visita de técnicos especializados ao Brasil para conhecer o sistema produtivo, incluindo medidas frigoríficas e sanitárias.
O ministro lembrou que o Brasil está prestes a receber, da Organização Mundial de Saúde Animal, o certificado que libera todo o território brasileiro como livre de febre aftosa sem vacinação, uma exigência fundamental do Japão.
Segundo Fávaro esse reconhecimento deve ocorrer em maio próximo.