Fávaro confirma entrega de máquinas do Promaq a prefeituras de Mato Grosso nesta terça-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria MAPA

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Cuiabá nesta terça-feira,16 dezembro, para participar do evento de entrega de máquinas e equipamentos para todas as prefeituras de Mato Grosso.

 A cerimônia está marcada para às nove horas da manhã, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a avenida do CPA, e vai contar com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, dos deputados estaduais Valdir Barranco e Lúdio Cabral e da ex-deputada federal, professora Rosa Neide, entre outros convidados.

Nesta etapa da ação, promovida pelo Governo Federal, as prefeituras mato-grossenses vão receber mais 310 máquinas do Promaq, Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos para o setor agropecuário, entre tratores, motoniveladoras, pá-carregadeiras, retroescavadeiras, rolo compactador, caminhões e outros equipamentos voltados à melhoria da infraestrutura urbana e rural.

O objetivo é apoiar os municípios na manutenção de estradas, no atendimento às comunidades do interior e no fortalecimento das políticas de desenvolvimento local.

Se confirmada a participação do presidente, esta será a segunda visita de Lula ao estado em 2025. Em maio, o presidente esteve em Campo Verde para o lançamento do Programa Solo Vivo, voltado à recuperação de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar.

O Promaq foi retomado pelo governo do presidente Lula e incentiva a mecanização agrícola, aumentar a eficiência produtiva e melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

O Ministério da Agricultura faz a compra e doação das máquinas para os municípios.

A mecanização ainda ajuda a promover o desenvolvimento em diferentes regiões, reduzindo, consequentemente, as desigualdades entre elas.

A expectativa é de que prefeitos de todas as regiões de Mato Grosso participem do evento.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, do PL, já adiantou que não vai comparecer à solenidade e a prefeitura da capital não terá nenhum representante oficial no evento.


O prefeito bolsonarista disse ainda que Lula não é bem-vindo a Cuiabá e espera que o presidente vá embora logo.