Fávaro comemora acordo com a Índia que garante novos mercados para produtos agropecuários

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação MAPA

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O governo brasileiro encerrou a missão oficial na Índia celebrando a abertura de mercado para produtos do setor agropecuário.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemorou o resultado das negociações com os indianos. Segundo ele, os acordos são favoráveis ao Brasil.

Fávaro destaca como conquistas a abertura do mercado para uma espécie de abacate melhorado e, ainda no âmbito da fruticultura, ficou acertado o acesso ao mercado indiano para cítricos, incluindo limão-taiti, limão siciliano, lima ácida e tangerina.

Além disso, foi assinado um memorando de entendimento para expandir as oportunidades de exportação de soja, possibilitando a venda de suplementos alimentares para a cadeia de produção de leite na Índia.

Também foi firmado um acordo visando ao aprimoramento genético da pecuária leiteira de ambos os países.

O Brasil, que durante décadas buscou a colaboração da Índia para a melhoria genética do seu rebanho zebuíno, agora poderá retribuir essa contribuição por meio da cooperação técnica no aprimoramento genético da raça Girolando, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Carlos Fávaro participou ainda de uma reunião com o Ministro da Agência de Segurança e Padrões Alimentares da Índia, Kamala Rao.

Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à autorização para importação de produtos de açaí brasileiro, entre eles, a polpa da fruta.