EXPOCRUZ 2025. Mato Grosso fortalece negócios e parcerias durante feira multissetorial na Bolívia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria/Sedec

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Mato Grosso marcou presença na Expocruz, feira multissetorial que aconteceu de 19 a 28 de setembro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Desde 2016, o Estado participa do evento, que reúne oportunidades de negócios, rodadas comerciais e atrações para o público que visitou a feira.

A comitiva mato-grossense contou com 11 empresários, três consultores do Sebrae e representantes de dois municípios: o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, e a assessora de Turismo de Juína, Thaís Bergamin Lima.

O estande mato-grossense recebeu visitantes e promoveu a divulgação de produtos e serviços locais, além da distribuição de brindes.

Entre os destaques da agenda, estiveram a participação em reuniões para discutir negócios na Fronteira Brasil–Bolívia, em que empresas apresentaram suas potencialidades, encontros no Consulado do Brasil e conversas com representantes do Fonplata, banco regional que atua no financiamento de projetos de desenvolvimento em países do Cone Sul. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, ressaltou a importância estratégica da aproximação com a Bolívia.

Ele lembrou que Mato Grosso tem a maior fronteira terrestre, com 750 quilômetros, e é preciso ampliar as conexões logísticas, rodoviárias e aéreas para facilitar os negócios e aproximar empreendedores.

A participação de Mato Grosso na Expocruz reforçou o intercâmbio econômico, cultural e institucional com a Bolívia, consolidando o evento como espaço estratégico para a internacionalização de negócios e para a promoção do Estado na América Latina.