| 03 Expectativa de consumo entre as famílias cuiabanas cresce em janeiro e Fecomércio comemora.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
Com aumento de 1,7% em janeiro sobre o mês anterior, a pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá atingiu 110 pontos e segue em nível considerado satisfatório.
No período de um ano, o índice apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso está 43% superior, já que em janeiro do ano passado, somava apenas 76,9 pontos.
Ainda de acordo com a análise do Instituto, a pesquisa segue em alta pela décima primeira vez consecutiva na capital e, inclusive, acima da média nacional.
Na avaliação do presidente da Fecomércio Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, as perspectivas em Cuiabá são positivas e o crescimento se mostra contínuo, apontando um cenário de consumo impulsionador na capital.
Durante a pesquisa, quando perguntado sobre a situação do emprego, 56% dos entrevistados afirmaram que acreditam estar mais seguros agora do que no mesmo período do ano passado.
Mesmo percentual dos que acham que a renda atual está melhor na comparação anual e dos que afirmam que a perspectiva profissional é positiva para os próximos seis meses.
Wenceslau Júnior destacou ainda que existe um cenário otimista do emprego e renda, quando comparado ao ano passado e isso pode gerar mais confiança para consumir e planejar gastos nesse período.