Exame de DNA será realizado gratuitamente em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio - Da redação

Será realizado, em Cuiabá, no dia 19 de outubro, o mutirão do programa “Pai Presente”, do Conselho Nacional de Justiça. O evento acontece no ICEC, Instituto Cuiabano de Ensino e Cultura.

 

O mutirão vai realizar gratuitamente, exames de DNA.

 

O projeto é uma iniciativa da desembargadora Helena Maria Bezerra, que é professora e ouviu de muitos alunos o sofrimento de não ter o nome do pai nos documentos.

 
Segundo a desembargadora, o projeto é social, mas também é jurídico, pois envolve juiz, conciliador, registro, colheita de DNA e processo de investigação de paternidade.

 

Para fazer o reconhecimento espontaneamente basta comparecer em conjunto: mãe, filho e pai com os documentos pessoais, certidão de nascimento e comprovante de endereço do pai.

 

Essa parceria também vai atender os pais que querem fazer o reconhecimento, mas exigem o exame de DNA. Nesse caso, o exame será feito na hora, mas o resultado sai em 30 dias, para só então, dar os encaminhamentos legais do reconhecimento.

 

Mais de 60 alunos e 33 professores estarão trabalhando no dia da ação. Acadêmicos de direito foram capacitados para as atividades de conciliação, durante as audiências do Pai Presente.

 

Estudantes do curso de serviço social fizeram a abordagem para que as mães e supostos pais participem do projeto. Já os do curso de enfermagem vão trabalhar na coleta de DNA, no dia das audiências de conciliações e professores vão supervisionar as atividades dos alunos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.