Evento liderado pelo Cacique Raoni vai reunir lideranças indígenas e autoridades no Alto Xingu

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O líder do povo Kayapó, Cacique Raoni, convocou lideranças e autoridades para firmarem um” compromisso em defesa da Terra” em um encontro na aldeia Piaraçu, Alto Xingu, em Mato Grosso.

Durante o evento, que deve reunir 700 pessoas, entre os dias 24 e 28 de julho, serão debatidos temas como a demarcação de áreas indígenas, marco temporal e mudanças climáticas.

O cacique alertou que se não cuidarmos da nossa terra e das nossas florestas, e deixar desmatar tudo, todos vão sofrer com as mudanças climáticas. 

Várias lideranças indígenas de todas regiões do país já confirmaram presença, entre elas o xamã Davi Kopenawa, líder dos Yanomami, que vivem na fronteira entre Brasil e Venezuela.

Também devem participar do encontro a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva também foram convidados, mas ainda não confirmaram presença, segundo a organização.

Esse é o segundo encontro realizado na história do povo indígena em Mato Grosso.  

A primeira edição foi em janeiro de 2020, antes da pandemia. Dela, saiu uma carta de compromisso das lideranças, o “Manifesto do Piaraçu”. O evento deste ano deverá gerar um novo documento.

Os três primeiros dias serão abertos apenas para as lideranças indígenas convidadas.