| 11 Evento em Alta Floresta vai debater medidas pra reduzir atropelamentos de animais silvestres.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Preocupadas com o grande número de atropelamento de animais silvestres em vias públicas e estradas vicinais, instituições governamentais e não-governamentais se uniram com o objetivo de encontrar soluções para reduzir os acidentes.
Os registros aumentam a cada dia, não só de atropelamentos como também de animais perambulando pelas ruas.
Por isso, nesta quarta-feira, 25 de outubro, a Prefeitura Municipal de Alta Floresta, a Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, a Fundação Ecológica Cristalino e parceiros realizam um evento aberto à população no Museu de História Natural de Alta Floresta a partir das sete horas da noite, para debater a questão.
Serão ministradas duas palestras sobre o assunto. O professor da UNEMAT, Mahal Massavi Evangelista vai apresentar dados sobre a mortandade de animais silvestres nas principais vias de acesso de Alta Floresta com o título: “A fauna de Alta Floresta pede passagem”.
Já a segunda palestra será proferida pela bióloga Fernanda Abra. Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Doutora em Ecologia aplicada pela USP, a Universidade de São Paulo.
Ela é sócia-diretora da Via FAUNA e desde 2014 já coordenou mais de 50 projetos de mitigação de atropelamento de fauna em rodovias e ferrovias no Brasil.
Os animais atropelados são utilizados em atividades didáticas de ensino, pesquisa e extensão. Entre os meses de março de 2022 a setembro de 2023, foram doados ao laboratório da Unemat, 65 animais silvestres atropelados.