| 03 Evento “Chamado do Raoni” lança carta alertando sobre os efeitos das mudanças climáticas.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A carta assinada por 54 lideranças indígenas, no encerramento do evento Chamado do Raoni, alerta para a urgência de ações que possam reduzir os impactos das mudanças climáticas.
A carta, divulgada na última sexta-feira, é fruto das discussões do encontro. No documento, eles alertam que os efeitos das mudanças climáticas, das ações do ser humano sobre a natureza, estão causando grandes impactos e destruindo o meio ambiente.
O documento cita ainda como desafios a serem enfrentados a demarcação de terras indígenas e a partilha de saberes ancestrais dos povos originários e condena o marco temporal.
O evento, liderado pelo cacique Raoni, reuniu na Aldeia Piaraçu, em São José do Xingu, norte de Mato Grosso, mais de 800 indígenas de todo país ao longo da última semana.
Os indígenas afirmam que não são contra o desenvolvimento do país.
As lideranças se mostraram dispostas a compartilhar as perspectivas, ciência e saberes ancestrais para ajudar no progresso do Brasil.
Em troca, eles pedem respeito, sobretudo, quando o estado pretende implementar obras nos territórios deles.
Por fim, os indígenas cobram que o Ministério da Justiça cumpra seu papel de demarcar as Terras Indígenas, dando prioridade às que já estão judicializadas e em situação de risco, como, por exemplo, a dos territórios dos Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul.