| 07 Estudo mostra que o número de pessoas presas aumentou 77,14% em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Christiano Antonucci
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Segundo dados divulgados no estudo Cartografias da Violência na Amazônia, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, de 2012 a 2022, Mato Grosso registrou um aumento de 77,14% no número de pessoas presas.
De 11 mil 248 pessoas privadas de liberdade há 10 anos, o número saltou para 19 mil 925 no ano passado.
O estudo leva em conta a população carcerária em regime fechado, semiaberto e aberto, em medida de segurança de internação e tratamento ambulatorial.
Também considera os presos em celas físicas ou em prisão domiciliar, seja em monitoramento eletrônico ou não.
Ao avaliar o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o defensor público, Fernando Soubhia, afirmou que a política de repressão de drogas é um dos principais motivos dos altos índices de prisões em Mato Grosso.
Na opinião do defensor, a política de combate às drogas adotadas no Brasil e a sua implementação só gera presos, corrupção, fortalecimento de organizações criminosas e mortes.