| 08 Estudo mostra que Mato Grosso aparece entre os estados que mais desperdiçam água.mp3 |
Foto da manchete: Iasmim Sousa / Ascom Niesa
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Mato Grosso figura entre os estados brasileiros que registram perdas significativas de água tratada antes mesmo que ela chegue às torneiras.
Um levantamento recente da GO Associados, em parceria com o Instituto Trata Brasil, mostra que o estado aparece no ranking nacional de desperdício hídrico, considerando tanto as perdas na distribuição quanto às perdas por ligação, indicador que mede o volume de água desperdiçado diariamente em cada ponto de consumo.
Os dados apontam um cenário preocupante. De acordo com o levantamento, o desperdício em Mato Grosso está acima do nível considerado aceitável e distante dos padrões de eficiência, com 36,39% de perdas na distribuição, ocupando o 25º lugar entre as 27 unidades da federação.
O estudo mostra ainda que Cuiabá e Várzea Grande aparecem entre as cidades que mais desperdiçam água no país.
No comparativo por perdas por ligação, o estado se posiciona junto a outras unidades da federação que apresentam índices ainda mais críticos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Embora o Centro-Oeste, como região, apresenta desempenho melhor que a média nacional, o estudo destaca que o estado mato-grossense não figura entre os exemplos de eficiência, ficando em posição intermediária.
O levantamento apresenta também a lista completa de perdas por ligação, revelando disparidades entre estados e demonstrando que Mato Grosso continua enfrentando desafios estruturais para reduzir vazamentos, fraudes, erros de medição e perdas comerciais.