| Estudantes de medicina da Unemat protestam e pedem aulas presenciais no campus de Cáceres.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Estudantes de medicina da Unemat, Universidade Estadual de Mato Grosso, realizaram uma manifestação, nesta terça-feira, pedindo o retorno de aulas presenciais no campus de Cáceres.
Os alunos estão sem aulas práticas desde março deste ano. As aulas presenciais foram suspensas devido ao novo coronavírus e o Ensino Remoto Emergencial só foi implementado em agosto.
Por este motivo, os alunos não conseguiram concluir a carga horária completa do semestre.
“Todos os semestres estão estagnados em 2020 e já são seis meses de ensino insuficiente de forma remota”, lamentou Ray Freire, estudante de medicina e vice-presidente do Centro Acadêmico do curso.
O internato médico é outro problema a ser enfrentado pelos alunos. Eles alegam que os documentos que garantiriam o seu retorno estão prontos e foram entregues a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unemat.
Entre os outros argumentos para o retorno das aulas, está o funcionamento normal de estabelecimentos comerciais e retomada de aulas presenciais de outras instituições.
O Centro Acadêmico de Medicina realizou uma pesquisa com os alunos do curso e chegou à conclusão de que 87% são favoráveis ao retorno das aulas presenciais, enquanto cerca de 50% não está satisfeito com a modalidade de ensino remoto.
Por outro lado, a Unemat informou que no próximo dia 17 será realizada uma reunião remota que vai discutir sobre o retorno de atividades presenciais de estágio supervisionado para todos os cursos.