| Os estudantes da rede estadual interessados em fazer curso superior já podem se inscrever para o processo seletivo do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil..mp3 |
Foto da manchete: Rodrigo Fonseca /Seduc-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Os estudantes da rede estadual interessados em fazer curso superior já podem se inscrever para o processo seletivo do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil.
O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira, a inscrição referente ao segundo semestre de 2025.
Os interessados têm até 18 de julho para se candidatar a uma das vagas oferecidas por instituições privadas de ensino superior.
O programa é voltado a estudantes que participaram do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, a partir de 2010, com nota aritmética nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e que não tenham zerado a prova de redação.
Para concorrer, é necessário ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Nesta edição, estão sendo oferecidas 74 mil 500 vagas em todo o país, em mais de 18 mil cursos de mil 215 instituições participantes.
Em Mato Grosso são mil 546 vagas.
Para mais informações ou fazer a inscrição é só acessar a página do Fies na internet.
O processo seletivo do Fies inclui a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em situação de ativos.
No caso de pré-selecionados que atendam às regras do Fies Social, a contratação do financiamento é integral, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.