| Estado define locais para construção de hospital regional em Juína e em Alta Floresta.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Foram definidos na semana passada os locais para a construção dos hospitais regionais de Juína e de Alta Floresta.
Em Juína, a unidade vai atender a média e alta complexidade da população de toda a Região Noroeste de Mato Grosso. Na cidade polo, o hospital será construído nas imediações da Rua Dom Aquino com a MT-170, o terreno foi cedido pela prefeitura.
Já o Hospital Regional de Alta Floresta vai ser construído atrás do loteamento Vila Verde, ao lado da Subestação de energia elétrica. O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, explicou que o terreno vai ser cedido em parceria público-privada, entre a prefeitura e um morador do município.
Os recursos para as obras e investimentos em saúde estão garantidos pelo programa Mais Mato Grosso, que prevê 300 milhões de reais para a construção de novos hospitais regionais.
As novas unidades seguem um padrão projetado pela Secretaria de Estado de Saúde. Cada uma vai contar com 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.
Cada construção vai ter 10 consultórios médicos, dois consultórios para atendimento a gestantes, seis salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.
A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, os hospitais sejam entregues em até dois anos.