Especialista lista os 10 alimentos ultraprocessados mais prejudiciais à saúde das pessoas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A desnutrição é caracterizada pela deficiência de calorias ou de um ou mais nutrientes essenciais.

Além da fome, escolhas alimentares ruins, como basear a dieta em ultraprocessados, podem levar à desnutrição.

Segundo a nutricionista de um grande hospital de São Paulo, Tatiana Bononi, a maioria dos ultraprocessados é consumida no lugar de alimentos como frutas e leite. Por isso, escolher bem os alimentos, ter moderação e garantir variedade são atitudes básicas para ter uma alimentação equilibrada.

A especialista explica que os alimentos ultraprocessados incluem fórmulas industriais à base de ingredientes extraídos ou derivados de alimentos ou sintetizados em laboratório.

Os rótulos dos ultraprocessados contém listas enormes de ingredientes, que têm a função de aumentar a duração do alimento ou dar cor, sabor, aroma e textura.

Tatiana listou os 10 piores alimentos que estão na dieta da maioria dos brasileiros.

Ela citou os refrigerantes, batata frita, carnes processadas, como bacon, salchichas, nuggets, e outros enlatados.

Além desses, a nutricionista relacionou também os sorvetes, biscoitos recheados, churros recheados, cachorro-quente, margarina, salgadinhos de pacote e o famoso macarrão instantâneo.

Tatiana Bononi alertou ainda que a complexidade dos problemas alimentares exige a conscientização urgente da população sobre a boa nutrição e como selecionar bem os alimentos.

A especialista ressaltou que isso é fundamental para melhorar os problemas de desnutrição e obesidade, que hoje abrangem todas as faixas da população.