| Escola de Guiratinga desenvolve projeto para fortalecer a cultura da paz.mp3 |
Jurandir Antonio
Um projeto interdisciplinar da Escola Estadual Estêvão de Mendonça, que fica Guiratinga, envolveu alunos e profissionais da educação com o intuito de disseminar a cultura de paz no ambiente escolar.
Durante as atividades, os estudantes mostraram o que aprenderam, por meio de exposição oral e de apresentações teatrais, de danças e leitura de cordéis.
A diretora da escola, Isabela Bonilha, explica que a unidade escolar realiza há mais de cinco anos o projeto “Educando para a Paz”, com o objetivo de promover um ambiente escolar harmonioso. Neste ano, a escola está desenvolvendo, dentro do projeto, a ação “Semeadores da paz”.
Cada sala de aula recebeu a responsabilidade de estudar a respeito de uma personalidade que contribui ou contribuiu para promover a paz no mundo.
Entre as personalidades estudadas vale destacar Marechal Rondon, Malala, Irmã Dulce, Nelson Mandela e Martin Luther King, ambos militantes dos direitos das pessoas negras e na luta contra o apartheid.
A coordenadora pedagógica da escola, Zilany Magalhães, ressaltou que todos os profissionais da escola se envolveram no projeto e colaboraram de alguma forma.
“É lindo ver a escola toda se envolvendo no projeto, desde os professores aos técnicos e funcionários. Sem a mão de cada um, não seria possível realizar esse trabalho. A união de todos faz a diferença”, destacou a coordenadora.