Entidades civis de Sinop se posicionam contra o aumento de vereadores no município

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Entidades que representam a sociedade de Sinop manifestam contra o aumento de vereadores no município

A Unesin, União das Entidades de Sinop, se manifestou oficialmente contra o aumento no número de vereadores para o município de Sinop.

Em Assembleia Geral das 26 instituições que participam da Unesin, três se abstiveram de opinar, cinco votaram favoráveis ao aumento e 18 entidades se manifestaram contra.

A manifestação contrária segue o posicionamento adotado nas cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, onde as Câmaras já descartaram a possibilidade de aumento de cadeiras no legislativo.

Segundo o presidente da Unesin, Carlos Henrique Soares da Fonseca, 2/3 das entidades votaram para mostrar de fato o que a sociedade pensa.

Fonseca disse ainda que é possível assegurar com segurança que hoje a sociedade de Sinop é contra o aumento de vereadores.

Pela legislação amparada em dados do Censo 2022, Sinop poderia aumentar de 15 para 17 vereadores.

Na contra mão da decisão tomada em Sinop, em Cuiabá, a Câmara aprovou o aumento no número de vereadores para a próxima legislatura.

Pelo resultado do novo Censo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a capital tem mais de 650 mil habitantes. 

E de acordo com a Constituição Federal, cidades com 600 mil a 750 mil moradores podem ter até 27 vereadores.