| Energia solar derruba custo da produção para agricultura familiar.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
Agricultores familiares do município de Sinop, implantaram um sistema gerador fotovoltaico para baixar o custo com a energia elétrica.
Segundo a médica veterinária da Empaer, Natasha Caminha, este já é o terceiro projeto de energia solar elaborado pelo escritório da Empresa e aprovado pelo Sicredi.
O valor total do financiamento foi de 33 mil reais, entre equipamentos e mão-de-obra, com prazo de cinco anos para o pagamento.
A projeção para redução do gasto familiar com energia elétrica é significativa. A conta que era de 442 reais e 20 centavos será de apenas 16 reais e 50 centavos por mês, com o sistema de energia solar. Os produtores aguardam agora a instalação do relógio medidor pela concessionária de energia elétrica.
A propriedade conta com uma sala de 21 metros quadrados para o abate das aves, sendo que por ano são processados 500 frangos. São comercializados também o leite in natura, queijos, mandioca descascada, em torno de 300 quilos por mês, e ovos no mercado local e em feiras na cidade.