| Empresários do distrito industrial cobram medidas para acelerar o projeto da ferrovia até Cuiabá.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Desenvolvimento econômico, novos negócios, novas indústrias, geração de emprego, redução nos custos de transporte e das mercadorias são alguns dos benefícios que serão gerados com a chegada da ferrovia até Cuiabá.
O assunto foi o tema de uma reunião, na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá.
Participaram empresários do distrito, membros do Fórum Pró-Ferrovia e representantes da Brado Logística, empresa especializada no transporte de cargas por ferrovias e que atua no terminal ferroviário de Rondonópolis.
O objetivo da reunião foi somar esforços para fomentar a chegada da ferrovia à cidade, especificamente até o maior polo de Mato Grosso, o Distrito Industrial da capital, onde estão instaladas 260 indústrias dos mais variados setores, que geram milhares de empregos e milhões em impostos.
Vários projetos de ferrovias estão previstos para Mato Grosso nos próximos anos. Os trilhos que vão chegar até Cuiabá são a continuidade da Ferronorte a partir de Rondonópolis.
“O Distrito Industrial é o destino natural da ferrovia. Temos a termoelétrica, o gasoduto, a aduaneira ou Porto Seco e universidades na região”, destacou o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo.
Ele acrescenta que indústrias do setor de transformação, têxtil e biocombustível já manifestaram interesse em se instalar em Cuiabá depois que a extensão da Ferronorte estiver concluída.
Em média, o modal ferroviário reduz em 20% os custos do transporte de cargas, tornando o produto transportado muito mais competitivo.