| Em reunião, Mendes é informado que vacina de Oxford deve ser liberada pela Anvisa em fevereiro. .mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governador Mauro Mendes participou de uma reunião virtual com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, nesta terça-feira.
Durante o encontro por videoconferência, Pazuello informou que a previsão do Ministério da Saúde é de que a vacina contra a Covid-19 seja autorizada no final do mês de fevereiro de 2021.
Conforme as informações do ministro, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca está em fase final de testes e deve ter a documentação para o registro finalizada e protocolada ainda neste mês de dezembro.
Ao comentar a reunião, Mauro Mendes afirmou que após o pedido ser registrado na Anvisa, a previsão é que até o final de fevereiro o órgão analise e autorize a vacina, caso todos os procedimentos estejam de acordo com as normas.
Ele registrou que, sendo autorizada, a vacina será distribuída pelo Ministério da Saúde a todos os estados, por meio do Plano Nacional de Imunização.
Ainda de acordo com o governador de Mato Grosso, o ministro informou que está previsto o recebimento de 100 milhões de doses até junho. No segundo semestre, serão mais 160 milhões de doses, um total de 260 milhões de doses até final de 2021.
Mauro afirmou que vai continuar articulando e cobrando para que a vacinação da população mato-grossense ocorra o quanto antes, de forma rápida e segura.