Em parceria com a prefeitura, índios Cinta Larga de Juína vão plantar café

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Juína, indígenas da etnia Cinta Larga, que fica na região do Rio 21, distrito de Terra Roxa, buscam no cultivo do café uma nova alternativa de renda.

O objetivo da medida é ampliar a participação de comunidades indígenas para aumentar a área e a produção de café nos territórios de Juína.

Com ações de suporte técnico, repasse das mudas e preparação da área para o plantio, a Secretaria de Agricultura, incentiva a comunidade indígena da aldeia, que passou a ver no plantio do café, uma oportunidade de diversificar a produção local.

O técnico Éder Weber, explicou que a roça está sendo formada com seis genótipos diferentes de clones híbridos das variedades conilon e robusta, que são os tipos mais produtivos e resistentes e dão melhor qualidade de bebida.

Já Valdomiro Cinta Larga, um dos líderes da aldeia, comemora o incentivo e a parceria com a prefeitura de Juína.

Segundo o indígena, é a primeira vez que surge uma iniciativa como essa.

Valdomiro destacou que o cultivo do café pelos Cinta Larga é uma oportunidade de mostrar à sociedade que a terra deles pode ser produtiva.

De acordo com o secretário de Agricultura de Juína, Diego Souza Peres, mais conhecido por Casinha, inicialmente a meta é plantar cerca de 10 mil mudas na área indígena do distrito de Terra Roxa.