| Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, Aprosoja divulga estudo sobre preservação de nascentes.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução da Internet - UOL
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente a Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, apresentou um estudo que identificou e mapeou as nascentes preservadas em propriedades rurais na região Leste, por meio do projeto Guardião das Águas.
O levantamento aponta que 99% das nascentes em propriedades rurais na região Leste estão em ótimo estado de conservação
A pesquisa mostrou que, das oito mil 867 nascentes localizadas nos municípios de Canarana, Nova Xavantina e São Félix do Araguaia, duas mil e 80 estão em áreas agricultáveis, e em ótimo estado de conservação.
Os dados indicam ainda que a preservação das fontes na região chega a 99%.
O mapeamento também foi realizado em Querência e Bom Jesus do Araguaia, nessas localidades a preservação das nascentes chega a 98%.
Em três anos de projeto já foram identificadas quase 64 mil fontes de água, em 34 municípios do Estado.
A produtora rural de Nova Xavantina, Ediane Dalcin, destacou a importância do projeto.
“Em nosso município foram identificadas três mil 403 nascentes, dessas 99% estão em ótimo estado de conservação, isso desmistifica a imagem do produtor agrícola de que é ele que degrada o meio ambiente. Estamos fazendo nosso papel ambiental, ajudando na sustentabilidade socioeconômico e contribuindo com o meio ambiente”, ressaltou Ediane.
Ainda este ano serão levantados os dados sobre as nascentes em municípios como Água Boa, Santo Antônio do Leste, Alto Garças, Ribeirão Cascalheira, Alta Floresta e Comodoro.