| Eleições para a presidência do Tribunal de Justiça de MT acontece nesta quinta-feira.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A eleição para escolha do novo presidente, vice-presidente e corregedor geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para o biênio 2021/2022 acontece nesta quinta-feira.
Quatro desembargadores disputam a presidência do TJ. São eles, Luiz Ferreira da Silva, Sebastião de Moraes Filho, Maria Helena Póvoas e Juvenal Pereira.
Para a vice-presidência se inscreveu Maria Aparecida Ribeiro. E para a Corregedoria Geral de Justiça se inscreveram José Zuquim Nogueira e Pedro Sakamoto.
A eleição estava marcada para o dia oito deste mês, mas foi suspensa no dia cinco, após o desembargador Sebastião de Moraes Filho pedir intervenção do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, questionando as mudanças nas regras da eleição no TJ.
A alteração no regimento interno do Tribunal de Justiça permitia que o atual presidente se candidatasse à reeleição.
Mas o CNJ, não autorizou a mudança no regimento, bem como vetou a possibilidade de reeleição no TJ, além de determinar que a eleição fosse realizada nesta quinta-feira.
A eleição para preenchimento da metade das vagas do órgão especial será por votação secreta, entre os membros do Pleno, “sendo inadmitida a recusa do cargo, salvo manifestação expressa antes da eleição”.
A posse dos desembargadores eleitos acontece no próximo dia 18 de dezembro, e o exercício nos respectivos cargos de direção começa em 1º de janeiro de 2021.