| 02 Dos empregos criados em Mato Grosso em outubro, 82% foram ocupadas por mulheres.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Mato Grosso gerou mil 887 novas vagas de trabalho no mês de outubro de 2023, sendo que 82% delas foram ocupadas por mulheres.
As informações são do Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, referentes aos resultados do mês de outubro.
Ao todo, foram contratadas 50 mil 197 pessoas e demitidas 48 mil 310, no décimo mês do ano, gerando saldo positivo de mil e 887 vagas.
Deste total, mil 561 foram ocupadas por mulheres e 326 por homens.
O perfil das mulheres contratadas é formado por jovens de até 24 anos, com ensino médio completo.
Cerca de 73% das trabalhadoras foram contratadas para vendas no comércio e as demais para serviços administrativos.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explicou que as contratações de mulheres se devem às vagas para as vendas de fim de ano. Segundo ele, muitas lojas abrem a oportunidade para pessoas sem experiência e, por isso, abre mais oportunidades para pessoas mais jovens.
Mas, no acumulado do ano, Mato Grosso contratou mais homens do que mulheres. “O que houve em outubro é uma questão sazonal”, destacou o secretário.
No acumulado de janeiro a outubro de 2023, foram geradas 57 mil 497 novas vagas de emprego no Estado, sendo que 39 mil 818 resultaram em contratações de homens e 17 mil 679 foram mulheres.
Em 10 meses, o setor de Serviços, com mais de 21 mil e agropecuária com quase 11 mil, foram os que mais empregaram pessoas.