| 10 Dívidas de R$ 5000,00 - Começa nesta segunda-feira mais uma etapa do Desenrola Brasil.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Começa nesta segunda-feira, o leilão para que os credores cadastrados no Programa Desenrola Brasil deem os lances de maiores descontos para a renegociação de dívidas negativadas bancárias e não bancárias, como contas de luz, água, varejo, educação, entre outras.
Nessa segunda etapa, podem participar pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.
O leilão vai até quarta-feira, 27 de setembro.
Segundo o Ministério da Fazenda, a abertura para a população está prevista para a primeira semana de outubro.
Na oportunidade, será lançada a plataforma para que todos os interessados possam renegociar suas dívidas com descontos e pagá-las à vista ou em até 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês.
Para ingressar na plataforma e poder renegociar as dívidas, é preciso fazer antes o cadastro no aplicativo gov.br em contas pratas ou ouro.
Os descontos serão ofertados pelas empresas em lances individuais, sobre o valor de cada dívida, e observado o desconto mínimo estipulado para cada lote.
Dívidas de até cinco mil reais correspondem a um volume total de quase 79 bilhões de reais, enquanto dívidas de até 20 mil somam mais de 161 bilhões de reais, em valores cadastrados pelos credores que aderiram ao Desenrola.
Dívidas com valores acima de 20 mil reais não estarão disponíveis para renegociação na plataforma.