| 03 DIFERENÇA SALARIAL. Levantamento aponta que as mulheres recebem 20% menos que os homens no Brasil.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
As mulheres brasileiras receberam resultados, na mídia, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100 ou mais empregados.
A diferença salarial se manteve praticamente estável em relação a 2023, quando foi registrado que as mulheres receberam 20,7% a menos que os homens. Em 2022, as mulheres recebiam 19,4% a menos.
“Na remuneração média, os homens ganham quatro mil 745 reais enquanto as mulheres ganham três mil 755 reais.
Quando se trata de mulheres negras, o salário médio vai para dois mil 864 reais, diz o 3ª Relatório de Transparência Salarial e Igualdade Salarial.
O levantamento foi divulgado no início desta semana, pelos ministérios da Mulher e do Trabalho e Emprego.
Foram analisados, ao todo, 19 milhões de empregos, um milhão a mais que no relatório de 2023.
Em relação às mulheres negras, o salário médio é 52,5% menor que a dos homens não negros. Nas cargas de alta gestão, de diretoras e gerentes, a diferença salarial é ainda maior, com as mulheres recebendo 26,8% a menos que os homens.
Se comparadas às mulheres com nível superior, a diferença em relação aos homens com o mesmo nível de escolaridade é ainda maior, com mulheres com diplomas recebendo 31,5% a menos.
Caso as mulheres ganhassem igual aos homens na mesma função, 95 bilhões de reais entrariam na economia em 2024, apontou o relatório.