Dia dos Pais deve movimentar 381 milhões de reais no comércio de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Celebrado em 13 de agosto, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de 381 milhões de reais nas lojas do centro e de bairro, sites de compras, shoppings e supermercados do estado.

O levantamento é do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso.  

O valor refere-se aos 47% dos entrevistados que afirmaram que pretendem realizar compras na data, representando quatro pontos percentuais maior que o verificado no mesmo período do ano passado.

A média de pretensão de gastos neste ano também ficou maior, atingindo um valor de 222 reais e 84 centavos contra os 200 reais observados em 2022.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, comemorou o aumento do valor gasto e de pessoas que pretendem presentear no dia dos pais, em sua maioria mulheres, representando 54%.

O levantamento realizado pelo Instituto ouviu 250 pessoas em 32 municípios de Mato Grosso, entre os dias seis e 27 de julho, e possui margem de erro estimada em 3% para mais ou para menos.

Do total de entrevistados que pretendem presentear os pais, a maior parte, ou seja, 60%, vai comprar roupas e acessórios, como cintos e carteiras.

Outros 14% disseram que planejam dar cosméticos e perfumes, 9% sapatos e 1% eletrônicos, como celulares, tablets e outros.

Os que ainda não sabem com o que presentear somam 15%.

Quanto aos locais escolhidos pelos entrevistados para realizar as compras, os centros das cidades possuem a maior preferência, com 64%, seguido de outros 15% dos shoppings centers, 12% de sites e aplicativos, 5% de vendedores independentes, 4% em lojas do bairro onde moram e 1% em supermercados.