Dia da Pátria terá desfile em Cuiabá e Várzea Grande. Sorriso cancelou evento

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Christiano Antonucci

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O feriado da Independência do Brasil, no próximo domingo, sete de setembro, será marcado em Cuiabá por um desfile cívico-militar na Avenida Getúlio Vargas e pela abertura do comércio no Centro Histórico.

A novidade deste ano é a mudança no sentido do percurso: pela primeira vez, a parada começa na Praça Santos Dumont e segue em direção à Praça Alencastro, no centro da Capital.

Participam do evento 25 escolas da rede estadual de ensino, entre elas unidades regulares, escolas militares e cívico-militares, que vão levar para a avenida as suas fanfarras.

Além da rede pública de educação, desfilam também o Exército Brasileiro, a Marinha, as forças policiais, o Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições civis e militares.

O hasteamento das bandeiras na Praça Alencastro e revista à tropa pelo general de brigada está programado para acontecer às sete e meia da manhã.

 Já o início oficial do desfile está previsto para às oito horas da manhã.

Participam da cerimônia tropas do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Marinha, além de estudantes.

Das oito horas da manhã ao meio dia, o comércio do Centro Histórico estará aberto.

O objetivo é aproveitar a movimentação de famílias e visitantes na região central da capital para fomentar a economia local e fortalecer o comércio.

Já em Várzea Grande, a comemoração cívica retorna após mais de uma década sem realização.

O desfile vai acontecer na Praça Sarita Baracat, antiga Praça Aquidaban, a partir das quatro horas da tarde, com desfile seguindo pela Avenida Couto Magalhães, no centro da cidade.

Por outro lado, a prefeitura de Sorriso decidiu cancelar o tradicional desfile cívico da cidade, que estava marcado para este domingo.

A decisão foi tomada diante dos riscos à saúde da população por causa das altas temperaturas e a baixa umidade do ar previstas para várias cidades do norte de Mato Grosso.