Deputados federais de MT votam contra projeto que beneficia mulheres vítimas de câncer de mama

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os deputados federais de Mato Grosso, Abilio Brunini, Amália Barros, Coronel Fernanda e José Medeiros, os quatro do PL, e Coronel Assis, do União Brasil, votaram contra o projeto de lei que beneficia mulheres vítimas de câncer de mama.

Isso mesmo. Os cinco parlamentares votaram contra o projeto que obriga os hospitais e clínicas a informar as mulheres que o SUS, Sistema Único de Saúde, realiza cirurgia plástica reparadora da mama de graça.

A orientação deve ser dada a mulheres que ficaram mutiladas, ou seja, que passaram por mastectomia, que é a retirada de toda a mama, por causa do tratamento de câncer.

De acordo com o texto do projeto, a informação deverá ser dada por meio de placas, cartazes, informativos, propagandas ou outros meios, além do próprio médico responsável pela realização da cirurgia de retirada da mama.

Segundo a autora da proposta, deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, a retirada dos seios traz reflexos psicológicos ligados à sexualidade e à maternidade.

Apesar do voto contrário dos cinco membros da bancada bolsonarista de Mato Grosso, o projeto foi aprovado com 284 votos a favor e 106 contra na última segunda-feira, e agora segue para o Senado Federal.