| Deputados de MT entregam cópia do programa BID Pantanal ao ministro do Meio Ambiente.mp3 |
Por Jurandir Antônio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Os deputados Carlos Avallone e Wilson Santos, ambos do PSDB, entregaram ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no último fim de semana, uma cópia do programa BID Pantanal.
A intenção é resgatar o programa elaborado no governo Dante de Oliveira, que foi aprovado pelo Banco Interamericano e pelo governo federal em 2001, mas não teve continuidade por falta de vontade política dos governos federal e estadual seguintes.
O programa previa 400 milhões de dólares a fundo perdido para sua implantação, divididos entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Cada estado receberia hoje um aporte de aproximadamente um bilhão de reais, recursos que vinham do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do governo japonês, do governo federal e pequena contrapartida dos dois estados.
O ministro Ricardo Salles assegurou que a equipe técnica do ministério vai analisar o projeto. Os deputados de Mato Grosso também estão agendando uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro e com a direção do BID no Brasil.
A ideia de retomar o projeto surgiu durante a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso no dia 30 de setembro.
O debate sobre as queimadas no Pantanal desaguou na proposta de retomar o BID Pantanal, encaminhada pelo deputado Wilson Santos e aprovada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carlos Avallone, e demais membros da comissão.
Durante a reunião em Corumbá, autoridades dos dois estados e do governo federal firmaram o compromisso de trabalhar pela retomada do programa, que interessa a todos.