| bbbbb - Deputado organiza 3ª Expedição Fluvial para mapear irregularidades ao longo do Rio Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: Alexandre Alves Alonso
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Para acompanhar a situação do rio Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos, do PSD, já organiza a 3ª edição da Expedição Fluvial para identificar os pontos críticos que necessitam de atenção para manter o equilíbrio ambiental.
Diante disso, nesta quinta-feira, ele se reuniu com o grupo de trabalho que envolve representantes de diferentes entidades e definiu a realização da ação entre os dias nove a 13 de março.
A expedição vai percorrer o rio Cuiabá, em toda a sua extensão, desde a barragem de Manso até a divisa com Mato Grosso do Sul.
Os objetivos são observar as agressões ao rio, identificar esses fatos, ouvir as populações ribeirinhas e fazer um relatório sobre a situação atualizada no rio Cuiabá.
A previsão é que o grupo de trabalho navegue no rio Cuiabá entre os municípios de Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Acorizal, Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.
Segundo Wilson Santos, é preciso identificar os pontos irregulares que o rio enfrenta, como a quantidade de dragas e tablados, o nível do lixo e esgoto lançados que interfere na qualidade da água e na vida da fauna aquática, como os peixes, a degradação ambiental com o desmatamento no entorno do rio que acaba ocasionando o assoreamento no solo, entre outros.
Wilson, que preside o Observatório da Pesca da Assembleia Legislativa, vai aproveitar também a expedição para conversar com a população ribeirinha e pescadores, principalmente para ter um parâmetro de como está a situação da categoria pesqueira desde que a Lei do Transporte Zero, entrou em vigor, há cerca de dois anos.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina