Deputado defende construção do “Memorial das Diretas, Já” para homenagear Dante de Oliveira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Jupirany Devillart/ALMT

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

Ex-secretário da gestão Dante de Oliveira, o deputado estadual Carlos Avallone, do PSDB, defendeu a criação de um Memorial das Diretas Já, em Mato Grosso.

Para o parlamentar, autor da emenda que viabilizou recursos para o média-metragem “A Primavera de Dante”, é preciso registrar a importância do maior movimento popular do Brasil, protagonizado por um cuiabano.

Avallone lembrou que Mato Grosso tem o movimento popular mais importante da história do Brasil protagonizado por um cuiabano como Dante de Oliveira.

O parlamentar disse ainda que a proposta de criação do memorial ainda deve ser discutida com o Governo do Estado e também com o Instituto Dante de Oliveira.

A ideia, segundo o tucano, é que o Memorial, assim como o filme, que resgata a vida e a obra de Dante de Oliveira, sejam referenciais da história e cultura de Mato Grosso.

A trajetória do cuiabano que se tornou ícone nacional da luta pela democracia e pelos direitos sociais começa a ser resgatada nas comemorações dos 40 anos das Diretas Já.

O filme “A primavera de Dante” mostra a vida e a obra do democrata Dante de Oliveira, no primeiro episódio de uma trilogia que vai lembrar o trabalho incansável do líder estudantil, parlamentar estadual e federal, ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá e governador do Estado.

O filme será exibido no dia seis de fevereiro, data de nascimento de Dante, às sete horas da noite, no Teatro Zulmira Canavarros.