| Deputado apresenta projeto que normatiza a reciclagem de lixo tecnológico.mp3 |
Jurandir Antonio
Com objetivo de fomentar a cultura da reciclagem de lixo tecnológico em todo o estado, o deputado estadual Thiago Silva, do MDB, apresentou, na tribuna da Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei, que trata da coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final deste tipo de lixo em Mato Grosso.
De acordo com o projeto, a coleta e a reutilização de lixo tecnológico serão realizadas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, promover a inclusão social e proteger a saúde pública.
As empresas produtoras, importadoras ou que comercializem os produtos deverão, no prazo do regulamento, apresentar ao órgão estadual competente projeto de coleta e reutilização ambientalmente adequado ou mecanismo de custeio para esse fim.
“Essa é uma sugestão apresentada pela sociedade e acredito que devemos ter cuidado com a radioatividade e o lixo tecnológico, que é prejudicial à saúde do ser humano e, quando reutilizado da forma correta, gera emprego e renda as pessoas”, disse o deputado Thiago.
São considerados lixo tecnológico os resíduos gerados pelo descarte de equipamentos eletrônicos de uso profissional, doméstico ou pessoal, como computadores, monitores de vídeo, telas, impressoras, teclados, alto-falantes, câmeras, baterias, televisores e os demais eletrodomésticos e eletroeletrônicos que contenham metais pesados ou substâncias tóxicas.