Deputado apresenta projeto que garante mais segurança aos usuários de caixas eletrônicos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Na medida em que o mato-grossense passa a usar cada vez mais os canais eletrônicos para realizar transações financeiras, tem crescido também o registro de fraudes envolvendo esse tipo de operação.

Pesquisas apontam que, com a pandemia da Covid-19 e a adoção de medidas de isolamento, a população passou a recorrer ainda mais aos caixas eletrônicos, multiplicando também a ação de golpistas nesses canais.

De acordo com pesquisa realizada pela Febraban, Federação Brasileira de Bancos, houve aumento de 70% nos registros de tentativa de golpe envolvendo os caixas bancários. 

Preocupado com esse cenário, o deputado estadual Paulo Araújo, do  Progressistas, apresentou um Projeto de Lei, que visa garantir mais proteção ao usuário.

Em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto obriga as instituições financeiras que exploram serviços de caixas eletrônicos, inclusive de os funcionam em período integral, a providenciar itens de segurança como: instalação de dispositivo de filmagem ininterrupta, monitoramento permanente e manutenção de um vigilante durante o horário de funcionamento.

A proposta se baseia na Constituição Federal e no Código de Defesa do Consumidor, e pretende reduzir os riscos à integridade dos usuários diante do atual contexto de aumento de violência, que está pulverizada por todo o território nacional.

A proposta, que tramita em caráter inicial, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Comunitária; de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e de Constituição, Justiça e Redação.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.