| Depois do pico da pandemia, MT retoma os transplantes de rim pelo SUS.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde mediou um transplante de rim, realizado no último sábado, em Cuiabá.
A cirurgia foi realizada no Hospital o Santa Rosa, na capital, que é a unidade credenciada pelo SUS, Sistema Único de Saúde, para esse tipo de procedimento em Mato Grosso.
O órgão foi ofertado via Central Nacional de Transplantes, sendo que o rim foi disponibilizado de outro estado. Por meio do procedimento, um paciente de Barra do Garças recebeu a doação do órgão após um ano e meio na fila nacional de transplante.
“Em janeiro, o Governo teve a felicidade de anunciar a retomada do transplante de rim pelo SUS em Mato Grosso, após cerca de dez anos paralisado. Agora, este procedimento marca a retomada do serviço, que foi prejudicado pela alta nos casos da Covid-19 no Brasil. As equipes do Estado não mediram esforços para que esse procedimento fosse realizado”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O paciente transplantado, Gerson Roberto da Silva, conviveu por oito anos com os sintomas, que o obrigaram a parar de trabalhar para tratar da saúde.
“Eu pesava 90 quilos antes da doença nos rins. Quando os sintomas surgiram, cheguei a pesar 35 quilos e passei a fazer hemodiálise. Recebi um milagre muito grande com o tratamento e agora com o transplante”, comemorou Gerson.
De acordo com a equipe médica, o procedimento de transplante durou cerca de cinco horas e o paciente segue em recuperação e adaptação.