Depois de esperar 30 anos, assentados de Acorizal recebem títulos definitivos das terras

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Os títulos definitivos de 60 pequenas propriedades rurais começaram a ser entregues, no último fim de semana, para famílias da agricultura familiar que moram no Assentamento Vale da Serra Baús, no município de Acorizal.

A entrega dos documentos foi realizada pelo presidente do Intermat, Instituto de Terras de Mato Grosso, Francisco Serafim Barros, em evento que aconteceu na Associação de Moradores da comunidade.

A distribuição desses títulos encerra uma espera de quase 30 anos de promessas de gestões anteriores que nunca foram concretizadas.

Do número total de 60 títulos, cerca de 40 documentos foram 100% finalizados. Neste caso, o assentado precisa, apenas, assinar o termo de recebimento para retirada do título, na Secretaria da Associação de Moradores.  

Os demais estão em processo de finalização, e não foram totalmente concluídos devido à falta de algum documento que ainda precisam ser entregue pelo responsável para o encerramento do processo e recebimento.

Uma das contempladas com o recebimento do título definitivo, foi a moradora e liderança no Assentamento Vale da Serra Baús, Solange Dourado dos Santos.

Ela explicou que a chegada deste documento é resultado do trabalho conjunto, além de destacar segurança para o produtor que agora é oficialmente dono legal da sua propriedade.

“A realidade dos moradores muda totalmente, pois sabemos que essa terra que estamos trabalhando e produzindo é nossa. Agora é possível ter acesso à linha de créditos para investir ainda mais” comemorou Solange.

Já o secretário estadual de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, destacou que a regularização das terras garante aos moradores benéficos, melhorias na sua condição de trabalho na terra, além de acesso aos programas estaduais voltados ao pequeno produtor.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.