A democracia vencerá

O presidente Jair Bolsonaro aposta cada dia mais no conflito e renuncia a governabilidade. Ignora a nação e fala exclusivamente ao seu grupo de apoiadores, assim mesmo os mais radicais, que são cada dia menos, como atestam todas as pesquisas.

 

A recente proposta que encaminhou ao Senado pelo impedimento do ministro Alexandre Moraes pode e deve ser enquadrada em crime de responsabilidade, pois não há nada que justifique tal medida.

 

O presidente alega que o STF descumpre a Constituição ao determinar a abertura de um inquérito para apurar os crimes praticados na internet contra as instituições democráticas. Ocorre que o próprio STF já decidiu a questão, por 10 a 1, e consolidou que é sim constitucional o regimento interno do STF que permite à corte se defender, como fez, e determinar a abertura de inquérito. Apenas para registro, faço aqui a observação do renomado doutrinarista e professor Lenio Strek, que ouvido sobre o assunto no jornal da CBN, afirmou a Willian Waack que essa proteção está no regimento interno do STF desde a carta de João Sem Terra. Disse mais, que todas as cortes do mundo têm essa possibilidade de se defender. Isso faz parte do regime democrático de direito.

 

O que sobra, portanto, é a ignorância de Bolsonaro, que adotou a mentira como método e tenta fazer crer que o STF mandou abrir o inquérito – o que é verdade – e que também investiga, faz a denúncia e posteiormente julgará, o que é uma espalhafatosa mentira.

 

O STF fez tudo de acordo com a lei e Constituição. Mandou sim abrir o inquérito, mas quem está investigando é a Polícia Federal, que á polícia judiciária em crimes federais. Depois da investigação da PF, o inquérito será em caminhado ao Ministério Público Federal, que poderá ou não oferecer a denúncia. Apenas após esses fatos é que o STF poderá se manifestar. O resto é mentira do presidente.

 

O governo brasileiro não atravessa uma crise. O país é que está em crise, infelizmente sem governo. O governo não funciona. Bolsonaro não quer administrar. A rigor mesmo, quem se salva diante de toda essa mediocridade é a ministra Teresa Cristina, da Agricultura, uma ilha circundada por um mar de incompetência.

 

O Brasil já conta os dias para terminar o governo Bolsonaro. Felizmente falta pouco mas de um ano, mas bem que o Congresso poderia abreviar o sofrimento e aceitar logo o impedimento do presidente, que já cometeu muitos mais crimes do que Collor e Dilma, os dois presidentes cassados na história.

 

O canto do cisne de Bolsonaro é o 7 de setembro. Depois disso, se o Exército não aceitar atirar no seu próprio povo, terão acabados os argumentos do presidente.

Tenho confiança. A democracia vencerá.

 

Antero Paes de Barros é radialista. Foi vereador, deputado constituinte e senador da República.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.