Defesa Civil analisa residências atingidas por enchentes em Diamantino.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Agentes da Defesa Civil finalizaram o processo de análise das condições estruturais de 80 residências no município de Diamantino.
As casas foram atingidas pelos alagamentos provocados pelas intensas chuvas.
O resultado do laudo atestou segurança, nenhuma moradia apresenta risco e as famílias estão autorizadas a voltar para casa.
O superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM Luís Cláudio Cru, afirmou que sobre a situação atual de todos os imóveis atingidos pelas inundações, não existe nenhum dano estrutural que ofereça risco aos moradores e todos estão aptos ao retorno.
Ele garantiu que o trabalho da Defesa Civil continua, e que o levantamento de danos na cidade vai continuar.
A equipe ainda permanece realizando os trabalhos para identificar outros danos causados pelas chuvas na cidade. Atualmente, foram detectadas destruição de pontes sobre o Rio Preto, na MT 240, e sobre o Rio Ribeirão Santo Antônio, na MT 160.
Com esses estragos estruturais, a Defesa Civil vai apresentar todo panorama da situação do Governo do Estado para homologação da situação de emergência, além de solicitar o reconhecimento do Governo Federal para contemplação de recursos financeiros para obras de reconstrução.
Todas as 80 famílias que tiveram suas casas afetadas pelas inundações e alagamentos receberam assistência humanitária da Secretaria de Estado de Assistência Social que entregou quatrocentas cestas básicas o e 400 cobertores para ajudar as famílias afetadas.
Os moradores foram encaminhados para Centro Comunitário e hotéis na cidade, a partir do trabalho da Defesa Civil estadual que também investiu 17 mil reais na compra de colchões, com previsão de entrega na segunda-feira.
Toda ação conta com apoio e força trabalho dos servidores da prefeitura municipal.
Durante o atendimento aos desabrigados, não foi registrado nenhum caso grave de pessoas feridas e nem óbitos. Apenas registro de danos materiais com perda de eletrodoméstico e móveis dos moradores.