Debate sobre protagonismo feminino terá Janaina, Manuela D’ Ávila, Benedita da Silva e Rosa Neide

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva, do MDB, participa nesta quinta-feira, às três e meia da tarde, no Cine Teatro Cuiabá, de um debate no sétimo Festival Tudo Sobre Mulheres.

 

Janaina é uma das convidadas do painel que vai debater o protagonismo feminino. A mesa vai contar ainda com a participação da ex-deputada Manuela D’Ávila, do PC do B do Rio Grande do Sul, da deputada federal Benedita da Silva, do PT do Rio de Janeiro, e da deputada federal, do PT de Mato Grosso, Rosa Neide.

 

Janaina, que no último pleito eleitoral foi a deputada estadual mais votada de Mato Grosso e também entrou para história por ser a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa, disse que debater o protagonismo da mulher na política é essencial.

 

“É necessário colocar o dedo na ferida e debater a ocupação dos espaços de poder e de tomada de decisões pelo gênero feminino. As mulheres ainda estão muito distantes da política, não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade mesmo, ” destacou a deputada.

 

A representatividade das mulheres na política em Mato Grosso está abaixo da média nacional.

 

Ao longo da história apenas 13 deputadas já passaram pela Assembleia e oito vereadoras pela Câmara de Cuiabá.

 

Com relação ao Poder Executivo, até hoje, nenhuma mulher conseguiu ser eleita governadora em Mato Grosso.

 

A que mais se aproximou do cargo foi Iraci França, que ocupou a vice-governadoria e assumiu formalmente quatro vezes o cargo de governadora durante o primeiro mandato de Blairo Maggi, entre 2003 e 2006.

 

A primeira eleição de uma mulher ao Legislativo aconteceu 26 anos depois da conquista do voto feminino, quando uma professora, Oliva Enciso, foi eleita deputada e ficou na Assembleia Legislativa até 1963.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.