| Dados do censo do IBGE em Sinop são questionados pela prefeitura.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
A prefeitura de Sinop, está questionando o número de habitantes que foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
O secretário de finanças da cidade, Astério Gomes, encaminhou ao IBGE, oficio questionando a estimativa do recente censo populacional, que foi apresentada em setembro e aponta que Sinop possui 142 mil 996 moradores.
O oficio pede que o órgão considere que Sinop tem 55 mil 540 unidades consumidoras de energia. Segundo estimativa da prefeitura, se em cada unidade morarem quatro pessoas, o total da população na cidade seria de 222 mil pessoas.
Além das unidades consumidoras de energia, foram encaminhados ao IBGE, o total da frota de veículos emplacados no município, que chega a 121 mil, o número de alunos matriculados, a quantidade de pessoas atendidas pela saúde municipal e assistência social.
Os repasses estaduais e federais são a maior preocupação por parte da prefeitura, já que a estimativa populacional é utilizada pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do fundo de participação de estados e municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos e consequentemente para os repasses de recursos para saúde, educação, segurança, entre outros setores.
Quanto maior for o número de habitantes, mais dinheiro é destinado para o município em várias áreas.