CVV promove evento em Cuiabá para marcar a Semana de Valorização da Vida

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

No dia 18 de novembro é celebrado o Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio,

A data ressalta a importância de falar sobre a prevenção e combate ao suicídio, e principalmente, do cuidado que devemos ter com aqueles que ficam.

Com esse objetivo, o CVV, Centro de Valorização da Vida, promove entre os dias 17 e 23 de novembro, a 19ª Semana de Valorização da Vida – Pensando o Sentido da Vida.

A abertura da programação acontece nesta sexta-feira, às sete e meia da noite, na sede do CVV.

Durante toda a semana, vão acontecer inúmeras ações envolvendo palestras sobre suicídio, luto e depressão, meditação sobre autoamor e amor ao próximo.

O diálogo com outras pessoas que também estão enlutadas, possibilita o reconhecimento da dor no outro, abrindo espaço para o início da cura.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria apontam que para cada suicídio, cerca de 120 pessoas são afetadas pela perda, recebendo pouco ou nenhum suporte emocional.

Nestes casos, a intervenção emocional após o suicídio é capaz de aliviar o sofrimento e a angústia diante da perda, prevenindo o adoecimento e reduzindo o risco de comportamento suicida nos sobreviventes.

O CVV é uma organização de caráter filantrópico, que presta serviço voluntário e gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional, com atendimento 24 horas por dia, pelo telefone 188.

A sede do CVV em Cuiabá, fica na Rua Comandante Costa, número 296, na região central da capital.   

Em Mato Grosso, mais de 50 voluntários do CVV estão à disposição das pessoas que querem e precisam conversar.