CVV lança campanha Setembro Amarelo “Acolher é cuidar” de prevenção ao suicídio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Cuidar de si próprio e das pessoas ao nosso redor sempre foi uma maneira eficiente de evitar problemas emocionais e amenizar os efeitos de alguns transtornos mentais.

Com essa visão, o CVV, Centro de Valorização da Vida, definiu como tema deste ano do Movimento - Setembro Amarelo “Acolher é cuidar”.

Segundo o voluntário do CVV, Carlos Correia, cuidar dos outros é oferecer aquele olhar acolhedor de compreender sem julgar e se colocar à disposição para uma conversa amiga.

Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio desde 2015, tendo o CVV como um dos seus principais mobilizadores.

Neste ano, o CVV vai priorizar as iniciativas direcionadas à conscientização da importância de se ouvir de forma acolhedora, ou seja, acolher para cuidar.

Isso se dará por meio de palestras, rodas de conversa, participação em debates e entrevistas.

Segundo Carlos, neste nono ano de Setembro Amarelo, o CVV percebe que a sociedade está bem mais aberta ao assunto “suicídio e sua prevenção”, com quedas de alguns tabus e preconceitos.

Ele destacou que a sociedade civil, setor de saúde, poder público, pessoas físicas e jurídicas estão mais conscientes quanto ao problema.

Segundo dados oficiais, o suicídio mata um brasileiro a cada 45 minutos.

O CVV oferece apoio emocional sigiloso e gratuito 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive aos feriados e finais de semana.

O meio mais utilizado é o telefone 188 sem custo de ligação e disponível em todo território nacional, mas há também opções de atendimento por chat e e-mail pelo site www.cvv.org.br.