Cuiabá vai sediar 1º Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais nesta segunda-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: João Reis/Setasc-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania realiza nesta segunda-feira, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, o 1º Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais.

O evento é coordenado pelo Comitê Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, em parceria com a Promotoria de Cidadania do Ministério Público do Estado, Unemat, Universidade Estadual de Mato Grosso, e Secretaria de Estadual de Segurança Pública.

O objetivo do evento é mostrar aos participantes os detalhes do projeto que está sendo desenvolvido para realizar o “Mapeamento dos Povos e Comunidades Tradicionais”.

Os organizadores esperam reunir o máximo de pessoas representando povos indígenas, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, raizeiros, povos ciganos, povos de terreiros e comunidades extrativistas, entre outras que compõem a diversidade étnica e cultural de Mato Grosso.

O encontro vai contar ainda com a presença de promotores da Justiça Estadual e Federal, defensores públicos, ouvidores, autoridades do Legislativo Federal, Estadual e do Executivo.  

Segundo a coordenadora do evento, Joyce Lombardi, o Projeto consiste em elaborar um amplo e mais completo mapeamento dos povos e comunidades tradicionais, assim como identificar seus principais problemas, reivindicações e as formas de uso e acesso aos recursos naturais.

De acordo com dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, existem atualmente 26 tipos de comunidades tradicionais em todo o país.