Cuiabá tem mais de 12 mil pessoas esperando a segunda dose da vacina CoronaVac.mp3 |
Foto da Manchete: REUTERS/Hannibal Hanschke
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Prefeitura de Cuiabá suspendeu a aplicação da 2ª dose da CoronaVac novamente por falta de vacinas.
Segundo um estudo do projeto ModCovid-19 a capital tem mais de 12 mil pessoas esperando a 2ª dose da CoronaVac.
Na semana passada, a prefeitura solicitou mais quatro mil e 200 doses da CoronaVac ao Governo do Estado, alegando que duas mil e 500 pessoas de outros municípios vieram tomar a 2ª dose em Cuiabá e também que os frascos vieram com menos doses do que o anunciado pelo fabricante.
A Secretaria Estadual de Saúde repassou as doses da CoronaVac solicitadas que começaram a ser aplicadas na última sexta-feira, e no sábado já tinham acabado, sem completar a imunização de idosos e trabalhadores da saúde.
Segundo o ModCovid-19, pouco mais de 60 mil pessoas já receberam a CoronaVac em Cuiabá, sendo que mais de 12 mil ainda aguardam a 2ª dose.
O estudo utiliza os dados atualizados pelas prefeituras no site do Ministério da Saúde.
Também estão ocorrendo problemas com relação à 2ª dose da AstraZeneca, que tem intervalo de 90 dias entre as duas aplicações.
Segundo o ModCovid-19, seis mil 413 moradores receberam a 1ª dose, porém, para mil e 27 pessoas a 2ª dose já está atrasada.
Mesmo com atrasos na campanha, a Prefeitura de Cuiabá abriu, nesta segunda-feira, o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 para jornalistas e profissionais de promoção e assistência social.
O agendamento desses novos grupos será feito mediante a chegada de novas remessas de imunizantes.
Para fazer o cadastro é só acessar o site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios.