| Cuiabá é a terceira cidade do país onde morre mais pessoas por covid. VG é a 7ª.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Um levantamento divulgado pela consultoria Macroplan e publicado na revista Exame, mostra Cuiabá e Várzea Grande entre os 10 municípios do Brasil onde morre mais pessoas por causa da covid-19 do país.
Cuiabá está na terceira colocação, atrás de Manaus, no Amazonas, com 382,5 mortes a cada 100 mil pessoas, e Porto Velho, capital de Rondônia, com 320,3 óbitos a cada 100 mil habitantes. Cuiabá tem 306,4 mortes pela doença a cada 100 mil habitantes.
Várzea Grande aparece na sétima posição entre os municípios onde a covid mata mais com 268,4 mortes a cada 100 mil moradores
Em Cuiabá, 3% dos infectados acabam morrendo. Já em Várzea Grande, 4,10% dos moradores contaminados pelo novo coronavírus morrem.
O levantamento reforça a necessidade de medidas duras, que garantam o distanciamento social, como, por exemplo, a adoção de quarentena.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, do MDB, anunciou, no último sábado, a adesão a quarentena, seguindo o decreto do Governo do Estado que define as restrições conforme a classificação de risco dos municípios.
Já o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, também do MDB, adiou a decisão para esta segunda-feira, quando deve publicar o decreto municipal com novas regras. Pinheiro não quer cumprir o decreto estadual, por ser contra a quarentena obrigatória.
Cuiabá e Várzea Grande estão com os hospitais públicos e privados superlotados, com fila de espera por UTI, profissionais da saúde exaustos, além da ameaça de faltar insumos para tratar a doença.